Contratar um seguro viagem. Porque, qual e como.

Sabe uma coisa que eu não entendo? Se a gente faz seguro do carro, da casa, da moto e até da bicicleta, por que relutamos em contratar um seguro viagem?

Não quero criar nenhum desconforto com esse post, muito pelo contrário. Minha intenção é contribuir para que sua viagem seja ainda mais segura, mais tranquila e que você não precise deixar a vida na gringa se precisar visitar um médico.

Por que é importante contratar um seguro viagem?

Vou começar contando duas histórias que aconteceram de verdade.

  • Circulação sanguínea durante o voo

Eu tenho um tio que já passou dos 60 anos e continua firme e forte jogando futebol. Ele tem um seríssimo problema de varizes e viajou recentemente a Cancún para participar de um torneio de veteranos. Mesmo usando a meia elástica durante o voo, ele teve dores muito forte nas pernas e achou que não fosse aguentar até a aterrisagem. Felizmente, nada aconteceu e meu tio voltou pra casa são e saudável.

Mas o que poderia ter acontecido?

Ele poderia ter aterrissado com uma veia estourada, com início de trombose ou com a pressão muito alta devido ao nervosismo da viagem. Durante os jogos, ele poderia ter caído e fraturado algum osso. E em qualquer uma dessas situações, ele precisaria de um atendimento de emergência. Sem o seguro viagem, meu tio teria que arcar com todos os gastos – que costumam ser bem caros – do próprio bolso.

  • Insolação e desidratação

Uma amiga voltou recentemente de uma viagem ao sudeste da Ásia. Muito embora a viagem tenha acontecido no inverno, a temperatura média foi de 30 graus, e isso associado a sua baixa pressão complicou um pouco o dia a dia. Além do esforço físico intenso, e do desconforto causado pelo calor, ela ainda sentia muita fraqueza. Felizmente, a viagem terminou bem.

Mas, o que poderia ter acontecido?

Por ter visitado um lugar tão quente e com tantas comidas e temperos diferentes, ela poderia ter sofrido de insolação, desidratação e até intoxicação alimentar e alergia a algum alimento ou substância que ela desconhecia. Além disso, a queda brusca de pressão poderia ter causado tonturas e desmaios. E dependendo da gravidade da situação, ela precisaria de um médico ou hospital, nem que fosse só pra indicar os medicamentos pra ela tomar.

Paulinho e eu jamais viajamos sem seguro viagem. E nós fazemos todas as cotações e a compra com a Seguros Promo, que é parceira do blog.

O cuidado com a saúde por si só já deveria ser motivo suficiente pra qualquer pessoa contratar um seguro viagem, mas se você ainda não se convenceu, eu tenho alguns outros argumentos.

#1 Alguns países também exigem o seguro viagem pra permitir a entrada dos viajantes. É o que acontece com os países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, como França, Alemanha, Itália, Espanha e Portugal. Nas Américas, é o caso de Cuba e da Venezuela. E também da Austrália, só no caso de estudantes de intercâmbio.

#2 O altíssimo custo da saúde em alguns países. Nos Estados Unidos, a saúde é muito cara pra qualquer cidadão, imagina pra nós, meros mortais viajantes, que ainda temos que pagar em dólar?

#3 Dificuldades (e, claro stress e nervosismo) em ter que escolher o hospital, entender o sistema de saúde, as leis, as taxas, tarifas em outro idioma. Quando se tem um seguro viagem, a única ação a ser tomada é ligar para a seguradora, pois ela irá indicar um hospital que será avisado sobre sua chegada e saberá os procedimentos a serem tomados.

#4 Quando as seguradoras são registradas pela SUSEP, que é o caso de todas as seguradoras da Seguros Promo, ela oferecem cobertura padrão com gastos com medicamentos indicados pelo médico, gastos hospitalares e gastos com extravio de bagagem, quando a cia não arcar com os custos.

Onde pesquisar e comprar o seguro viagem?

Quem já teve alguma experiência com sites que comparam preços sabe o quanto eles são lindos: eu amo o Booking para buscas de hotéis. O que esses sites fazem de muuuuito legal é comparar os preços do produto em várias empresas diferentes. Assim, é possível saber onde está mais barato ou onde tem o melhor custo-benefício.

E existe um site para comparar preços também na hora de contratar um seguro viagem: a Seguros Promo, que é a minha indicação para vocês.

Os benefícios de contratar um seguro viagem com a Seguros Promo são muitos (além do que eu já falei aí em cima):

#1 É brasileira, portanto, toda a comunicação é realizada em português.

#2 Pagamento é feito em real, sem IOF e sem variação do câmbio (mesmo se a compra for feita com cartão de crédito).

#3 A empresa tem uma equipe dedicada, chamada “Equipe de Sinistro”, que ajuda o viajante a entrar em contato com a seguradora, caso precise acionar o seguro.

#4 Atendimento ótimo e rápido. Assim que você termina a cotação, você já recebe um email (ou ligação) para te ajudar na escolha.

Como contratar um seguro viagem?

Agora que você decidiu contratar um seguro viagem, eu não te aconselho a jogar no Google “seguro viagem”, encontrar um anúncio e comprar. É preciso saber o que comprar, qual cobertura e qual seguradora escolher.

Vou listar algumas dicas básicas. Pode parecer complicado, mas não é não. É só pra garantir que vai ficar tudo certo.

#1 Liste suas necessidades

Antes de contratar um seguro viagem, é importante você saber o que você precisa. Mesmo que sua lista tenha um só item, é importante pensar sobre o que você precisa pra viajar: se está gestante, se tem mais de 60 anos, tem alguma dificuldade de mobilidade ou se vai praticar algum tipo de esporte radical.

#2 Analise todas as opções disponíveis

Agora é hora de checar quais opções de cobertura te atendem melhor. Se você vai a Europa, precisa de pelo menos 30.000 euros para despesas médicas. Se você tem algum problema de saúde mais sério é melhor escolher uma cobertura maior. Através desse site aqui, o My Travel Cost, dá pra ter uma ideia dos custos com saúde no país para o qual você está indo.

#3 Compare os orçamentos

Provavelmente, você terá opções mais baratas e mais caras. Nas opções mais baratas, a cobertura é menor, claro, e, em casos muito hipotéticos, como morte ou invalidez (cruz, credo) pode não ser uma boa. Já em algumas mais caras, a cobertura pode nem ser tão alta, mas a seguradora tem um valor mais alto apenas por ser mais conhecida.

E se você ainda tiver só mais uns minutinhos, eu sugiro que você recorra ao Reclame Aqui pra checar a reputação da seguradora escolhida.

#4 Cancelamento e Reembolso

Não esqueça de checar quais seguradoras oferecem reembolso (e de quanto ele é) e como é o processo de cancelamento do seguro. Normalmente, essas informações estão presentes no contrato. O ideal é ler o contrato todo, mas como sabemos que pouca gente faz isso, tente ler pelo menos ler as partes mais importantes.

PS 1: As seguradoras que seguem as normas da SUSEP oferecem mesmo nos planos mais básicos cobertura na compra de medicamentos, ressarcimento de extravio de bagagem e pagamento das despesas hospitalares.

PS 2: A maioria das opções não cobrem tratamento de doenças pré-existentes. Mas o que isso significa na prática? Significa que você vai receber atendimento emergencial, mas não vai  fazer nenhum tratamento específico. Se informe.

PS 3: Não é porque você viaja pelo Brasil que está 100% coberto pelo seu plano de saúde. Alguns planos de saúde têm cobertura regional apenas e, neste caso, você precisa do seguro viagem também. Se informe antes da viagem.

Outros cuidados importantes

  • Tenha sempre uma cópia digital da apólice. Depois de comprado o seguro, você vai receber a apólice diretamente por email. Se por acaso você receber pelo correio, tire fotos das páginas pra ter uma versão digital e mande por email pra você mesmo.
  • Carregue uma cópia da apólice impressa e em inglês pra mostrar na imigração caso seja necessário. Quando a seguradora não me encaminha nada em inglês, eu ligo pra eles e peço a versão gringa.
  •  Tenha o contato da seguradora (email, telefone) o mais perto possível de você: tire foto, escreva no bloco de notas do celular, um papelzinho na carteira, mas tenha.

É isso! Viaje com segurança e só se preocupe em se divertir.

E pra você que leu até aqui e aprendeu tudo o que precisa pra contratar um seguro viagem, não quer me dá um alô ali embaixo? Se tiver alguma dúvida, eu também posso tentar te ajudar.

Obrigada por ler! <3

Você também pode ler mais dicas e textos inspiradores de viagens, seguindo Contos da Mochila nas redes socias.

Facebook, Twitter, Instagram e Flipboard.

Nós temos uma parceria com a Seguros Promo porque confiamos no trabalho da empresa. As compras feitas pelo Contos da Mochila geram uma remuneração que me ajuda a continuar escrevendo e ajudando vocês. 

 

 

Artigos Relacionados

A agência de intercâmbio faliu? E agora?

Como eu tenho alguns posts de intercâmbio aqui no blog, e trabalho com isso, tem uma GALERA me mandando perguntas sobre as agências que...

Uma semana em Vancouver: pequena lista de desejos

Sim, sim, sim, tem destino novo chegando aqui no blog. E desta vez, Paulinho e eu vamos levar vocês para uma parte do mundo...

Evitar o mal da montanha: nossa experiência no Tibete

Conhecer o Tibete foi uma das decisões de viagem mais maravilhosas que eu já fiz. UAU, como eu adorei esse lugar. Mas viajar para o Tibete,...

Dicas de bagagem. Especial se você tem mais de 60 anos

Quando eu pergunto para alguém que está indo viajar se a pessoa precisa de ajuda, é muito comum ela responder “sim, muita, me ajuda...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui