Não é à toa que Monte Verde tem esse nome. Lindamente envolvido pela Serra da Mantiqueira, o distrito fica a 1555 metros acima do mar. Por isso, o arzinho mais gelado e a paisagem estonteante. São montes e montes verdes ao redor de todo o distrito.
Infelizmente, e embora eu more em São Paulo (tão perto…), fui uma só vez a Monte Verde, mas pretendo voltar muitas outras, principalmente para fazer as outras trilhas que eu não consegui fazer.
Paulinho e eu adoramos fazer trilhas. Eu, particularmente, adoro me enfiar no meio do mato, amassar barro, trombar com bichinhos pelo caminho. E quando tem rio pra cruzar então? Aí, meu passeio fica completo!!! Aproveitamos cada minutinho da travessia, mas confesso, atingir o pico dá um êxtase imenso.
Chegar completamente ofegante lá em cima e encontrar isso! Isso é priceless. Isso não tem preço de verdade.
E Monte Verde tem algumas trilhas muito, muito legais pra fazer. E tem para todos os níveis e fôlegos também. E para todos os climas também. São basicamente 5 trilhas principais: Pedra Redonda, Pedra Partida, Chapéu do Bispo, Pico do Selado e Platô.
[su_highlight background=”#ff9f99″]Veja no final do post, um resumo de cada trilha com níveis de dificuldade, altitude e duração aproximada e algumas dicas para curtir essa aventura![/su_highlight]
A trilha que leva ao cume da Pedra Redonda é a mais famosa e, por consequência, a que tem mais estrutura e mais gente. Nosso interesse era conhece-la, claro, e também fazer a trilha da Pico do Selado. Por conta do mau tempo (e por isso que eu disse que existe trilha para todos os climas), fomos obrigados a abortar a subida para o Pico do Selado, porque o caminho é mais selvagem e com chuva seria perigoso.
Sendo assim, tenho dois motivos muito fortes para voltar a Monte Verde: curtir a cidade e subir o Pico do Selado.
Pedra Redonda
Partiu Pedra Redonda? O dia amanheceu meio esquisito, parecia que ia chover uma garoa fina. Tomamos café no camping mesmo, engatamos a primeira e fomos. Não é muito fácil chegar ao início da trilha. Só pra vocês terem uma ideia, no dia anterior, nós tentamos fazer o trajeto do centro de Monte Verde até o início da trilha a pé e foi impossível. A subida é enorme, longa e claro, de terra, o que quer dizer que comemos muita terra enquanto as caminhonetes 4X4 passavam quase sempre derrapando.
Para o dia seguinte, acertamos com o dono do camping para que ele levasse a gente de caminhonete até o tal início da trilha de onde seguiríamos a pé. E só tenho uma coisa a dizer: só chegamos lá porque estávamos com uma 4X4. O caminho é muito, muito difícil mesmo pra uma caminhonete normal ou um carro convencional. #ficadica
A subida até o pico é tranquila, com um ou outro obstáculo mais complicadinho, e em alguns pontos mais altos, há escadas de madeira. Encontramos todo tipo de gente subindo, de idades variados, pouco e muito preparadas.
Além das escadas, a trilha também é sinalizada e dá pra se aventurar sozinho sem problema nenhum.
Algumas áreas são mais fechadas pela mata e no meio da travessia já encontramos um mirante. A vista já é bonita dele, imagina lá de cima então. No caminho também nos deparamos com algumas espécies de flores que nunca tínhamos visto. Dá uma olhada nessa roxinha. Não parece que ela é um carinha de bicho?
E depois de uns 45 minutos chegamos. No topo da Pedra Redonda. De lá dá pra observar os outros picos e de longe Campos do Jordão. É uma vista incrível!
Em alguns lugares, a neblina acaba escondendo um pouco, mas a vista continua é linda!
Mas não choveu. E estava calor!
E claro que descer a trilha foi mais fácil, embora já estivéssemos com muita forme. Depois de passar pelo portão, continuamos descendo a pé, mas estava muito quente e a gente já estava sem água. Racionamos por um minuto e decidimos pedir um caroninha. Chegamos até a avenida Monte Verde acompanhados por um casal simpático que eu, infelizmente, já esqueci o nome.
E posso dizer que subir a Pedra Redonda sé nos deu mais coceira pra subir os demais. Monte Verde que nos aguarde! Logo, logo, estaremos lá de novo!
Post Relacionado: Camping em Monte Verde
Informações a trilha Pedra Redonda e outras
Essas informações foram retiradas do site Guia Monte Verde.
Pedra Redonda
- Altitude: 1950 m
- Extensão: 900 m
- Dificuldade: moderado
- Duração ida e volta: 1 h 30 min
Pico do Selado
- Altitude: 2082 m
- Extensão: 2400 m
- Dificuldade: difícil
- Duração ida e volta: 3 horas
Pedra Partida
- Altitude: 2046 m
- Extensão: 1600 m
- Dificuldade: moderado
- Duração ida e volta: 3 horas
Chapéu do Bispo
- Altitude: 1955 m
- Extensão: 650 m
- Dificuldade: fácil
- Duração ida e volta: 1 hora
Platô
- Altitude: 1945 m
- Extensão: 1200 m
- Dificuldade: moderado
- Duração ida e volta: 1 h 30 min
Dicas para fazer trilha
- Vá de tênis (tênis não é sapatilha, chinelo, sapatênis ou sandália).
- Use calça comprida e de tecido elástico (galhos e bichinhos podem se intrometer no caminho).
- Tenha um mochila nas costas com água (óbvio), algumas comidinhas rápidas (barrinhas, castanhas), toalha (se houver um rio para atravessar), protetor solar (óbvio), um kit pequeno de primeiros socorros e repelente (sempre).
- Vá no seu ritmo e pare quando estiver cansado.
- Se andar devagar, procure ficar no canto direito do caminho.
- Se a trilha for complicada, tenha um mapa, please!
- Mulheres ATENÇÃO: brincos, colares, pulseiras não são essenciais para essa atividade (e eles podem prender você a alguma coisa indesejada).
- Ah! E leve uma sacolinha (ou mais) para colocar o lixo. Não jogue na natureza, ok? Cigarros então, nem pensar!!!
Se você chegou até aqui, aproveita e assina a nossa newsletter. Além do nosso melhor conteúdo, você ainda recebe uma dica exclusiva de viagem toda semana.
Você também pode ler mais dicas e textos inspiradores de viagens, seguindo Contos da Mochila nas redes socias.
Facebook, Twitter, Instagram e Flipboard. Snapchat: contosdamochila
Obrigada por ler! <3
Adorei todas as dicas 🙂 Eu moro no interior de SP, apenas 3 horas de carro de Monte Verde, e acredita que ainda não fui conhecer essa cidade. Agora, estou planejando de ir, mas me falta companhia (sempre tem aquelas amigas que programam, depois planejamos e por fim, ninguém vai). Agora fico na dúvida se arrisco ir sozinha, pois quero muito fazer pelos menos 2 trilhas. Você acha que como mulher, é seguro fazer as trilhas sozinha? Quero fazer pelo menos a trilha da pedra redonda. Outra perguntinha, em relação ao carro, você comentou que foi difícil chegar na entrada da trilha, como eu vou com meu proprio carro, como faria para deixá-lo estacionado para fazer a trilha? Desculpa pelas perguntas
Desde já, agradeço pela atenção
Abraços
Josiane
Oi Josiane, obrigada pela visita e pelo comentário. Eu super acho que vale a pena você ir sozinha. Monte Verde é uma cidade muito tranquila. Sobre as trilhas, eu sempre gosto de ir acompanhada por questões de segurança da própria trilha. Embora a trilha da Pedra Redonda não seja uma trilha difícil, se você passar mal estará sozinha. Mas isso é bem fácil de resolver. Você pode reservar o passeio com alguma agência local e ir acompanhada pelo guia e por um grupo. 😉
Sobre a dificuldade de acessar a trilha, ela realmente existe. Na época que fui, não era possível chegar até o início dela de carro compacto. Nós só conseguimos porque fomos levados pelo dono do acampamento que tinha uma caminhonete. Se você reservar um tour, com certeza, eles te levarão até lá!
Espero te ajudado e ter te incentivado a ir, mesmo sozinha. VocÊ vai se divertir um monte, não tenho dúvidas.
Muito obrigada Pam pelas dicas, e você está certa, ir acompanhada além da companhia, também é mais seguro 😉 Com certeza, você me ajudou muito. Obrigada pela atenção
Abraços
Oi Josiane, fico muito, muito feliz em ter te ajudado! Obrigada pela sua visita aqui no blog! Espero que se divirta muito! 😉
Pam, que lugar lindo! E dá para todo mundo mesmo! Preparado ou não! Gostei muito da dica! Beijos
Sim De! A trilha é possível para todo mundo. E a vista compensa o pequeno cansaço da caminhada! Lindo!
Pam, fiz uma só dessas trilhas e quase morri! Rsrsrsrs… depois fomos fazer um voo de avião panoramico pela cidade que é lindaaaaa…
Adorei o post!
Ana, não fiz o voo panorâmico. Agora, você que me deixou com vontade. Mas acho que você deve ter feito uma trilha mais difícil. Não vou dizer que essa trilha não cansa, mas é tranquilo. Obrigada pelo elogio e pela visita. Bjs
Ahhhh Agora sim eu sei como é a vista de lá. Quando fomos só vimos neblina. kkkk
Ahhh que pena!!! Mais um motivo pra vocês voltarem! É tão pertinho, né?
Engraçado que gente q nunca fez trilha como eu acha que era mais difícil…eu imaginava q era algo q levasse pelo menos 5h…e foi bom saber que tem opções bem mais simples que qualquer pessoa pode fazer se tomar as devidas precauções.
Paula, sim, sim, sim! Eu já fiz trilhas de 8 horas, mas também já fiz várias de 1, 2 horas.Não desanima não. É um contato muito gostoso com a natureza e, normalmente, as vistas são incríveis. 😉
Eu tb moro pertinho e só fui uma vez pra Monte Verde! E não fiz trilha nenhuma pq era criança ainda hehehe. Mas adorei esse resumo no fim do post com o nível de dificuldade de cada trilha! Super útil pra pessoas sedentárias que nem eu! rs
Então, Monte Verde é tão pertinho, né? Mesmo pessoas sedentárias conseguem fazer. Você viu que há várias opções, né? 😉
Adoro uma trilha! 45 minutinhos nem é tanto assim para essa imagem que se tem de cima, né! kkk
Não é não. Algumas pessoas podem levar um pouco mais, mas mesmo assim, não é tanto, nÉ? E a recompensa compensa, hehe? Somos duas que adoram uma boa trilha! Obrigada pela visita!