A agência de intercâmbio faliu? E agora?

Como eu tenho alguns posts de intercâmbio aqui no blog, e trabalho com isso, tem uma GALERA me mandando perguntas sobre as agências que estão falindo e abandonando os estudantes. Semana passada, houve um outro caso super preocupante e outra agência de intercâmbio faliu – muito grande e conhecida aqui no Brasil – e deixou quase 1.000 clientes a ver navios…

  • Estudantes que já quitaram o curso, mas não vão conseguir embarcar.
  • Estudantes que chegaram na escola e não vão conseguir estudar porque a agência não pagou o curso.
  • Estudantes que compraram dólar e euro com a agência e não vão receber o dinheiro.

Muito, muito triste!

Definitivamente, esse não é um post que eu gostaria de escrever, mas…

Por conta disso, achei que seria legal escrever esse post para esclarecer algumas coisas e dar algumas dicas mais práticas para quem está planejando intercâmbio.

agência de intercâmbio faliu

#1 NEM SEMPRE A AGÊNCIA GRANDE É SINÔNIMO DE SEGURANÇA

Mesmo com milhares de alunos embarcados e dezenas de escritórios no Brasil, há bons e maus administradores em qualquer porte de empresa. E há também pessoas de bom e mau caráter.

Por isso, é muito importante você fazer todas as perguntas do mundo para a agência que você está pensando em contratar e só feche o negócio se você se sentir muito seguro, se a agência te passar muita confiança.

#2 MELHOR PREÇO NÃO É GARANTIA DE MELHOR SOLUÇÃO

Sabe aquela história de milagre ninguém faz? Quando o milagre é demais, o santo desconfia? É isso. Muitas agências fazem promoções mirabolantes e, para isso, diminuem seu faturamento só para conseguir fechar contrato com o aluno. Algumas vezes, o próprio “consultor” tira da comissão dele pra bater a meta do mês.

E acaba que a empresa não fatura aquilo que ela precisa pra se manter saudável e entregar o que prometeu. Eu sempre peço cautela aos estudantes na hora de fechar “aquela promoção”, o barato, muitas vezes, sai muito caro.

#3 NÃO ACREDITE CEGAMENTE NOS “CONSULTORES”

Como falei ali em cima, muitos consultores mal-intencionados diminuem suas comissões para bater a meta do mês. Mas muitos, além disso, prometem o que não podem cumprir, falam coisas que não entendem, dão informação errada, tudo pra fechar o contrato e ganhar a comissão.

Uma das coisas que eu mais vejo são consultores falando com muita propriedade sobre países que nunca conheceram… acho o ó! Só porque ele fez um intercâmbio na vida, conheceu meia dúzia de países, ele acha que já é uma grande autoridade no assunto e nem dá espaço para o estudante fazer perguntas.

#4 NÃO, O MERCADO NÃO ESTÁ EM COLAPSO

Felizmente, o mercado não está em colapso e não é toda agência que vai falir. Eu sei que depois de tantos casos com agências tão conhecidas, as pessoas podem ter dúvidas quanto a isso. A Teraví, por exemplo, que é a minha empresa de intercâmbio, está com todas as contas em dia, no azul, caixa bacana e clientes super felizes.

#5 NÃO PAGUE O CURSO ANTES DO PRAZO E NÃO ESQUEÇA DA CONFIRMAÇÃO DE QUITAÇÃO

A maioria das escolas oferece um prazo de quitação bem parecido, entre 45 e 30 dias antes do início do curso. Por isso, nada justifica que a agência peça para o estudante quitar 3 meses antes. E mesmo que ela não peça, não faça isso. Termine de pagar no prazo estipulado e não viaje sem que a agência te entregue uma confirmação da escola de que está tudo pago: um recibo, um email ou uma carta, qualquer documento, desde que oficial, é válido.

agência de intercâmbio faliu

Minha agência de intercâmbio faliu, o que eu faço?

A primeira coisa, na minha opinião, é sempre procurar a agência e tentar um acordo, mesmo que você acabe perdendo um pouco de dinheiro. Abrir um processo pode custar mais e demorar anos pra ter alguma conclusão.

Se a tentativa de acordo não prosperar, você pode procurar nos grupos de intercâmbio outros estudantes com o mesmo problema e contratar um escritório de advocacia para iniciar um processo judicial.

MAS O MAIS IMPORTANTE DE TUDO: NÃO ACREDITE EM MILAGRES.

A sua agência de intercâmbio faliu? Fique à vontade para entrar em contato caso acredite que eu possa ajudar de alguma forma. Toda generosidade é importante nesse momento.

Obrigada por ler <3

Outros posts que você pode gostar:

Trabalhar e estudar no exterior

Como eu decidi fazer intercâmbio

Uma carta de amor a Londres

Artigos Relacionados

Intercâmbio. Como é tomar a decisão e quais as delícias que ela traz

Recentemente, aceitei participar de um daqueles desafios que rolam no Facebook, e nele eu tinha a missão de publicar três fotos de lugares inspiradores,...

Uma semana em Vancouver: pequena lista de desejos

Sim, sim, sim, tem destino novo chegando aqui no blog. E desta vez, Paulinho e eu vamos levar vocês para uma parte do mundo...

Evitar o mal da montanha: nossa experiência no Tibete

Conhecer o Tibete foi uma das decisões de viagem mais maravilhosas que eu já fiz. UAU, como eu adorei esse lugar. Mas viajar para o Tibete,...

TOP 10 Destinos dos Sonhos dos nossos leitores

Depois de muitos e muitos comentários, vocês, seus lindos, elegeram os TOP 10 destinos dos sonhos dos leitores do Contos da Mochila! Gente, foi demais...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui